Geral - 20/11/2019

EMISSÃO DE DOCUMENTOS: MAIS DE 1,6 MILHÃO DE ATENDIMENTOS

Por Jornal O Estado do Ceará

RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho. Serviços essenciais ao cidadão podem ser encontrados nas Casas do Cidadão, nos Balcões da Cidadania e nos Vapt Vupt, localizados na capital e no interior do Ceará. Os equipamentos são coordenados pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e atenderam juntos, em 2016, mais de 1,6 milhão de usuários.
O Vapt Vupt, central de serviços e fruto de parceria público-privada com o consórcio Ceará Cidadão, tem em sua carteira de atividades 23 órgãos contemplando 310 serviços. O equipamento está presente nos bairros de Messejana e Antonio Bezerra, em Fortaleza, e nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, o setor vem ampliando a sua rede de serviços. "Os nossos esforços estão na captação de mais parceiros que possam agilizar a vida do cidadão que procura órgãos como Detran, Ministério do Trabalho, Cagece", explicou o coordenador.

Entre os serviços presentes nos Vapt Vupt, estão a emissão de carteira de identidade, de CPF, de carteira de trabalho, de carteira de motorista, e de CNPJ, validação de certificação digital, serviços bancários, atendimento do INSS, consultas ao SPC, Cadastro Único - que permite a inclusão no programa federal Bolsa-Família -, emissão de carteira de estudante, pedido de seguro-desemprego, entre outros. Os serviços da AMC, Cagece e Procon também são prestados pelos postos de atendimento nas centrais.

Já as Casas do Cidadão, com postos de atendimento no Shopping Benfica e Assembleia Legislativa, destacam-se nos serviços básicos de emissão de RG e CPF, além de acesso ao Diário Oficial do Estado diariamente. Apenas nas duas Casas, foram 48.588 RGs e 16.725 CPFs emitidos.

Newsletter