Previdência - 21/10/2017

Anfip e Dieese lançam publicações que contestam a reforma da Previdência

Categoria: Notícias
Fonte: Diap
 
A Anfip (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, lançam na próxima terça-feira (21), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, as publicações “PEC 287: A minimização da Previdência Pública” e “Previdência: reformar para excluir?”.
 

A “PEC 287: A minimização da Previdência Pública” é a nota técnica que apresenta as principais mudanças nas normas previdenciárias e assistenciais da Proposta de Emenda à Constitucional (PEC) 287/16, com comparações entre as atuais regras e as futuras, caso aprovadas. O material traz ainda quadros explicativos com comentários sintéticos e exemplifica com cálculos o que poderá acontecer na prática no momento em que os trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público requererem a aposentadoria.

Já a “Previdência: reformar para excluir?” é o documento síntese do trabalho do grupo de estudos de iniciativa da Anfip e do Dieese, formado por acadêmicos e especialistas em Previdência, atuária, mercado de trabalho, demografia, coordenados pelos professores Eduardo Fagnani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Denise Gentil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O documento constitui-se numa contribuição ao debate amplo e democrático com propostas de inclusão social a partir do aperfeiçoamento do atual sistema de seguro social. Participaram da obra representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Câmara dos Deputados, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário; (IBDP), Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), entre outros. (Fonte: Anfip)

Newsletter