Quem Somos

Apresentação

A Federação Brasileira dos Administradores - FEBRAD, é uma entidade sindical autônoma do segundo grau, com base territorial interestadual de representação legal dos Sindicatos dos Administradores constituídos na forma de lei. Fundada em 16 de dezembro de 1993 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho, a FEBRAD tem sede e foro em São Paulo e sede itinerante, acompanhado a Direção Executiva na pessoa do seu Presidente, esta sede já esteve nas seguintes cidades São Paulo – SP, Belo Horizonte – MG e Santos – SP, durante os mandatos de cada gestão. Atualmente sua sede administrativa está em Santos - SP.

Sede Itinerante da Febrad - Santos - SP

 

FOTOS DA FUNDAÇÃO DA FEBRAD 

EM SÃO PAULO - 16 DE DEZEMBRO DE 1993

 

EM SÃO PAULO

 

Finalidades


A Federação tem como finalidades básicas:

A representação interestadual dos Sindicatos de Administração atuantes em todo o País e dos Administradores assalariados ou autônomos que residam em estados onde não existam tais Sindicatos organizados;

Representar e defender os direitos e interesses coletivos ou individuais dos Sindicatos Filiados da categoria, inclusive em questões judiciais e administrativas, podendo representar e substituir processualmente os associados e os Administradores em estados onde não existam tais Sindicatos organizados, em ações que versem sobre instauração de processos e cumprimentos de convenções e acordos coletivos ou decisões normativas; 

Unificar, a nível interestadual, a ação dos Sindicatos Filiados na luta em defesa de seus direitos e interesses dos Administradores;

Defender os princípios da autonomia e da liberdade sindical;

Contribuir para consolidação de uma sociedade brasileira livre, justa, progressista, solidária ambientalmente sadia e para ampliação das conquistas democráticas;

Incentivar o aprimoramento técnico, científico e cultural dos Administradores; 

Promover ou apoiar a realização de iniciativas destinadas a elevar o nível de organização, formação e aperfeiçoamento profissional dos Administradores, assim como participar de eventos Sindicais, Profissionais e de outros Fóruns, que venha a contribuir com os Administrados nos estados ; 

Manter cooperação e intercâmbio com outras entidades dos Administradores e das demais profissões, de todos os níveis; 
Celebrar convênios, acordos e contratos coletivos de trabalho e de outras ordens; 

Participar da defesa do mercado de trabalho dos Administradores, nos Estados; 
Prestar apoio e assistência aos Sindicatos Filiados nos Estados; 

 

Base Legal

A existência da FEBRAD encontra amparo em dispositivo constitucional e decorre da legislação sindical vigente no Brasil. Suas atividades são regidas pelo seu atual Estatuto Social, que foi aprovado em Assembléia Geral do Conselho de Representantes da FEBRAD que é composto pelos seus Sindicatos Filiados.
Esse Estatuto Social encontra-se transcrito e registrado no 4º Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas – Medeiros , na cidade de São Paulo.
 
Estruturação e Administração ( Art. 10 )

Conselho de Representantes – órgão supremo da Federação e soberano em suas decisões, é constituído pelos Presidentes dos Sindicatos Filiados , que são membros natos, e na sua ausência um substituto indicado pela Diretoria do Sindicato Filiado, além de ter poderes para eleger, empossar, convocar,afastar os integrantes componentes de Cargos de Direção e Administração, também lhe compete aprovar o Plano de Ação Anual , Orçamento Anual, Contribuição Sindical e Confederativa além da Anuidade da FEBRAD para os Filiados e a Prestação de Contas da Federação após parecer do Conselho Fiscal.

Diretoria Executiva - Compete a diretoria executiva , dirigir administrativamente a federação com base em seu Estatuto Social, além de deliberar sobre pedidos de Filiação de Sindicatos, dando conhecimento ao Conselho de Representantes e propor e defender qualquer assunto de interesse da categoria dos Administradores, tanto na área trabalhista , como na área da educação e ambiente de trabalho dos administradores nas organizações nos estados .
 
Conselho Fiscal – tem como finalidade fiscalizar o recebimento e a aplicação das verbas e o uso do patrimônio da FEBRAD, com poderes inclusive de convocar reunião do Conselho de Representantes, bem como da Diretoria Executiva, para tratar de assuntos relacionados a sua competência. È composto por três membros efetivos e igual número de suplentes, todos eleitos juntamente com a Diretoria Executiva;

Fontes de Recursos

A FEBRAD, como entidade sindical, não tem fins lucrativos e é mantida basicamente pelas Contribuições Sindical, Confederativa, e Anuidade de seus filiados e dos Administradores, que é recolhida uma vez ao ano. A Federação possui sede itinerante hoje localizada em Santos – SP, sito a, R: Leonardo Roitmam, 27 Conj. 38 - Bairro Vila Matias – CEP. 11015 - 550 – Santos – SP, com instalações adequadas aos trabalhos que desenvolve em prol dos seus Filiados e dos Administradores.


Os Direitos dos Filiados

Têm direito de Filiar-se a Federação todos os Sindicatos de Administradores legalmente constituídos, com suas bases territoriais nos Estados e Municípios do Brasil, que aceitem e se comprometam a cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social da FEBRAD. 

O Sindicato Filiado, através de seu Representante Legal, tem direito de votar e ser votado nas Assembléias do Conselho de Representantes da FEBRAD, para os cargos e atividades previstos no Estatuto Social da Federação.

Participar das Assembléias Gerais e atividades promovidas pela FEBRAD é outro direito que têm os Sindicatos Filiados, quando convocado.

Também têm direito a convocar o Conselho de Representantes, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal e recorrer à qualquer instância da FEBRAD na defesa dos interesses da categoria dos Administradores e usufruir dos direitos e benefícios criados pela Federação e usar as dependências da sede nas atividades previstas pelo Estatuto Social.

Os Deveres dos Filiados

Cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social e as deliberações do Conselho de Representantes da FEBRAD e defender os direitos e interesses coletivos ou individuais dos Administradores sob sua respectiva jurisdição, são os principais deveres dos sindicatos filiados a FEBRAD.

Zelar pelo patrimônio, serviços e imagem da Federação, bem como mantê-la informada sobre qualquer alteração estatuária, organizacional,administrativa e representativa que ocorra, são também deveres dos Sindicatos Filiados.

Objetivos Prioritários da FEBRAD

A FEBRAD a partir de 16 de dezembro de 1993, elegeu os seguintes objetivos prioritários para orientar suas ações sindicais :

O seu Fortalecimento Institucional, enquanto entidade sindical de segundo grau representação interestadual dos Administradores, ampliando os espaços nos quais já vem atuando e ocupando novos espaços, ao mesmo tempo em que se fortaleça a ação dos Sindicatos filiados e se amplie seu quadro social, na base territorial em cada Estado ou Município..

A Valorização Profissional dos Administradores, através da execução de um conjunto de projetos e atitudes que ajudem a viabilizar a realização de pesquisas, cursos de requalificação profissional, acesso a informações técnico-científicas, debates palestras, seminários e encontros, o apoio à melhoria de qualidade dos 

Cursos de Graduação, Pós-graduação , Mestrado e Doutorado em Administração.
A Promoção Social da Categoria, através de iniciativas que contribuam para melhorar as condições gerais de vida dos profissionais, seja através da obtenção de alguns benefícios, seja o ambiente de solidariedade, confraternização e companheirismo entre os integrantes da categoria,para o bem-estar profissional, onde foi elaborado o “ Projeto Administrador Solidário “, já em andamento em algumas cidades no Brasil.

Informativos da FEBRAD

Este é o órgão informativo oficial da Federação, cuja linha editorial privilegia a informação e a participação dos Sindicatos Filiados , com matéria geralmente de interesse nacional. Também divulgação das ações da Federação e o seu ponto de vista sobre algum tema relevante que esteja em pauta no Brasil, neste sentido esta lançando o “ Projeto MUDA BRASIL “ com intenção de conseguir a maior participação dos Administradores na vida política do Brasil, para que este nosso pais sofra uma mudança de Gestão muito grande que esta precisando, neste momento de crise que estamos passando a partir de agosto de 2005.

 

Selo Comemorativo da FEBRAD

O nosso Sindicato Filiado dos Administradores da Paraíba, na pessoa do seu Presidente o Adm. Lucio Flávio Costa, na Semana do Administrador em 09 de Setembro de 2004, em parceria com a Empresa dos Correios lançou o nosso selo comemorativo de aniversario.

 

Projeto Educacional da FEBRAD

O nosso Sindicato Filiado dos Administradores da Paraíba, na pessoa do seu Presidente o Adm. Lucio Flávio Costa, na Semana do Administrador em 09 de Setembro de 2004, em parceria com a Empresa dos Correios lançou o nosso selo comemorativo de aniversario.

 

Eleições da FEBRAD

As fotos abaixo são os momentos das eleições realizadas da FEBRAD nestes mais de 10 anos de Fundação da FEBRAD, nas cidades do Rio de Janeiro RJ, Fortaleza – CE e Goiânia – GO, respectivamente 1996, 1999 e 2002.

 


Assembléias do Conselho de Representantes FEBRAD

Vila Velha ES Ano 2004

 

Belo Horizonte MG 1994 

 

São Paulo SP 1995

 

Florianópolis SC 1996

 

Goiânia GO 1998 

 

Brasília DF 2000 

 

Febrad - Acordo Coletivo Nacional - ELETROBRÁS

Vice-Presidente da FEBRAD, Adm. 
Edson Machado (SINTAERJ),assinando o acordo coletivo de 2006,
com lideranças sindicais na sede da ELETROBRÁS. 

 

Trabalho do Representante da Febrad na CNPL

Adm Itamar R. Kunert - Diretor executivo de finanças da Febrad
CNPL: Nosso representante é secretário geral
CSP: Nosso representante é secretário geral
Participação na CNPL: Confederação Nacional dos profissionais Liberais

 

Publicações da FEBRAD 

Este material foi elaborado pela Diretoria Executiva , fazem parte de algumas publicações importantes que preparamos aos nossos filiados e Administradores nos Estados e Municípios de nossos Filiados. Também temos publicação em parceria com nosso filiado que é o Manual de Perícia Judicial
 

 

 
FEBRAD no Cinqüentenário da CNPL

 


 

Newsletter