Como oferecer um bom atendimento ao cliente?

Como oferecer um bom atendimento ao cliente?

atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é todas as ações e esforços destinados a gerar uma excelente experiência do cliente de maneira dinâmica e proativa. 

Não diz respeito apenas a uma área da empresa, mas cada processo deve ser focado em atender às necessidades do cliente.

Neste manual de atendimento ao cliente, você saberá como estabelecer um bom atendimento ao cliente em sua empresa.

Como oferecer um bom atendimento ao cliente?

1. Humanize seu serviço

Seus clientes não são apenas “clientes” que vão gastar seu dinheiro. Por isso, é importante lidar com eles como você faz com qualquer amigo ou conhecido, se interessar por eles, explicar mais sobre o seu negócio, oferecer a eles algo mais.

Pergunte a si mesmo: sobre o que eu falo com as pessoas com quem me importo? Sim, seus clientes são pessoas com quem você deve se importar muito, porque sem eles, sua empresa não prosperará.

2. Apresente-se aos seus clientes

Uma coisa que muitos empresários fazem é se esconder sob sua marca. Quando você começa, é importante que você se apresente, que sua empresa tenha um rosto; aproxime-se de seus clientes, pergunte a eles os nomes deles e faça com que eles se sintam próximos do seu negócio.

Informe-os de que você está interessado em resolver suas necessidades e seja a pessoa responsável por fazê-lo.

Imagine que você vá a um estabelecimento e eles cuidem mal de você, a quem você poderia fazer seus comentários sobre isso? Se o proprietário ou a pessoa responsável aparecer, você será claro sobre com quem conversar.

3. Seja o mais flexível possível

Na medida do possível, você pode adaptar seus produtos ou serviços às necessidades de cada um de seus clientes. Se alguém lhe pede uma solução única e seu produto é o que mais se aproxima do que está procurando, por que você não faz alguns pequenos ajustes e os oferece a eles?

Vamos dar um exemplo de que você tem um restaurante e um cliente é alérgico a um dos ingredientes que um prato tem. Se for fácil para você tirá-lo para que ele possa desfrutar do prato, então faça isso e você verá que conquistará um cliente.

No entanto, se o seu produto ou serviço não puder ser adaptado, diga a ele diretamente e diga a ele por que isso não pode ser feito, sem rodeios e muito claro.

4. Resolver dúvidas

Muitas vezes, os clientes têm dúvidas sobre o que você está oferecendo ou não estão muito convencidos de que é a solução que estão procurando. Dessa forma, você deve ouvir e fazer as perguntas necessárias para resolver suas dúvidas e dizer sem rodeios o que realmente é.

Se lhe perguntarem alguma coisa, o ideal é responder direta e sem rodeios, não tente impressionar adicionando informações ou mentiras desnecessárias. 

Se não é realmente o produto ou serviço de que eles precisam, você deve ser honesto e comentar sobre isso, você verá que seus clientes apreciarão a sinceridade que você tem.

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