O que são funções administrativas?

O que são funções administrativas?

funções administrativas

As funções administrativas constituem a base fundamental do exercício de gestão. 

Explicamos abaixo o que são, quais são, suas principais características e sua origem. Vamos lá!

O que são funções administrativas?

Em suma, as funções administrativas são as atividades que devem ser executadas para atingir os objetivos organizacionais com eficácia e eficiência. 

Neste sentido, eficácia significa alcançar as metas estabelecidas. A eficiência consiste em alcançar esses objetivos de modo a otimizar os recursos disponíveis. 

Ou seja, as funções da administração executadas corretamente orientam a empresa para o seu destino, seguindo a via mais curta e rápida.

Tal como as empresas e organizações fazem, a aplicação das funções administrativas à vida pessoal produz resultados positivos. Quando adaptados a projetos individuais, elas geram uma ordem e uma estrutura que facilita a realização de objetivos.

Quais são as funções da administração?

As funções administrativas mais difundidas são planejamento, organização, direção e controle, mas não são as únicas. Há também referências na literatura a outras, incluindo previsão, integração e coordenação.

A seguir, as principais características de cada uma:

  • Previsão. Com base em uma análise de fatores externos e internos, projeta possíveis cenários futuros para a organização. Da mesma forma, estabelece as diretrizes gerais que lhe permitirão alcançar os objetivos propostos.
  • Planejamento. Ele aponta o rumo preciso a percorrer, detalhando os princípios, guias e procedimentos necessários. Em suma, é orientado para o futuro através da tomada de decisões no presente.
  • Organização. Dispõe dos recursos e estrutura as funções, níveis e atividades. Da mesma forma, atribui responsabilidades e estabelece canais de comunicação entre pessoas e grupos.
  • Integração. Incorpora e acopla os recursos materiais e, especialmente, humanos necessários para a correta atividade empresarial. Além disso, oferece as condições de adaptabilidade que permitem os ajustes necessários de acordo com as condições do ambiente.
  • A coordenação. Consiste na harmonização dos esforços individuais e de grupo canalizados na consecução dos objetivos gerais.
  • Direção. O seu propósito é mobilizar a contribuição dos membros para a realização de objetivos organizacionais com base na liderança, motivação e comunicação.
  • Controle. Elemento do processo administrativo que permite monitorar o desempenho e o cumprimento de metas, da mesma forma, incorpora a implementação das mudanças e ajustes que houver lugar.

Origem das funções administrativas

Henri Fayol, um dos pais da administração, plantou a semente em seu livro Administração Industrial e Geral (1916). Com base nele, ele propôs sua definição de administração: “Administração é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. Além disso, ele apontou sobre cada uma dessas funções da administração:

  • Prever é examinar o futuro e confeccionar o programa de ação;
  • Organizar é constituir o duplo organismo, material e social da empresa;
  • Comandar é dirigir o pessoal;
  • Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços;
  • Controlar é vigiar para que tudo aconteça de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Most Popular

Se inscreva para receber nossa newsletter

Não enviamos spam, nem notificações sobres produtos e propagandas.

Categories

Últimas Publicações

funções administrativas

O que são funções administrativas?

As funções administrativas constituem a base fundamental do exercício de gestão.  Explicamos abaixo o que são, quais são, suas principais características e sua origem. Vamos lá! O

Linkedin

Como usar o Linkedin?

O LinkedIn é a maior rede de profissionais do mundo. Uma plataforma onde você tem que estar se estiver interessado em procurar trabalho tanto a

bom líder

Como se tornar um bom líder?

De fato, os líderes mais bem-sucedidos entendem que o sucesso é algo que é alcançado com o tempo, através do cultivo dos hábitos certos. Por