Na gestão de uma empresa é importante que você possua habilidades para gerir e organizar as tarefas das equipes de forma a alcançar os objetivos e metas da empresa plenamente.
Porém, nem sempre os gestores das empresas que possuem habilidade para lidar com projetos e ferramentas, tem a mesma habilidade para lidar com a parte financeira da empresa, o que pode resultar em um saldo negativo no fim do mês.
Para pequenas empresas, o cuidado com o setor financeiro é muito mais importante, pois muitas vezes a empresa ainda não está completamente estável, o que pode ocasionar oscilações financeiras com bastante frequência.
O gosto pessoal influencia diretamente na habilidade que o indivíduo terá na hora de montar sua empresa.
Ou seja, quando você gosta de algo se torna muito mais prazeroso e funcional abrir um negócio baseado nisso, pois assim você utilizará suas habilidades naquilo para possuir sua renda pessoal.
Porém, o gosto e habilidade não são suficientes, é importante que você inicie um projeto dentro de sua empresa visando as oportunidades e esteja atento se este projeto é viável ou não planejando estratégias vencedoras.
Se as finanças da empresa vão mal, com os lucros muito menores do que era esperado ou até chegando a ser negativo, todas as outras áreas da empresa também vão mal.
Se você não possui habilidade com finanças, existe uma solução viável para resolver este problema, a terceirização financeira.
Mas o que é isso?
Bem, a terceirização financeira consiste na delegação de algumas atividades a um especialista em finanças com o objetivo de organizar melhor este setor da sua empresa.
Aumentar a produtividade da empresa focando na redução de custos trabalhistas e trabalhando com boas práticas do mercado.
Este especialista trabalhará em harmonia com a empresa, uma vez que ele deve organizar os planos financeiros baseado nos objetivos e metas da empresa.
Sendo importante, principalmente para pequenas empresas que estão começando a criar raízes, para que possam ter um suporte muito mais eficiente na gestão econômica.
Quais as atividades que serão realizadas por este especialista?
Basicamente, ele será responsável pelas atividades do setor financeiro como contas a pagar e a receber, faturamento, fluxo do caixa, entre outras.
As atividades que você pode terceirizar para um especialista na sua empresa são várias, porém, além das que foram citadas, as mais comuns são:
- Conciliação bancária – controle de entradas e saídas e análise entre o extrato bancário e as informações de controle financeiro.
- Fluxo de caixa – elaboração de um planejamento financeiro que visa projetar o saldo disponível para que sempre haja capital na empresa, caso seja necessário utilizar em aplicações ou eventuais gastos.
- Gestão de indicadores – com o objetivo que construir indicadores de desempenho financeiro que serão avaliados e comparados posteriormente para medir o progresso dos processos e atividades de uma empresa.
Além dessas, existem muitas outras atividades que podem ser delegadas ao especialista.
O principal benefício da terceirização da área financeira da sua empresa é o fato de que ao fazer isso você pode concentrar seus esforços e os esforços da sua equipe apenas nos negócios e nas estratégias que serão utilizadas.
Sendo assim, poderá concentrar suas habilidades e focar no seu projeto de negócio, estando ciente que as finanças da sua empresa estão indo bem.